Dentes sensíveis: entenda as causas e como evitar

Você também sente dor nos dentes ao beber um suco gelado? Confira porque isso acontece

Nossos dentes precisam de cuidados higiênicos para se manter saudáveis. Com esses cuidados evitamos cáries, doenças e a sensibilidade dentária.

Nós da MetLife sabemos que o cuidado com a saúde bucal é essencial. Em alguns casos, por exemplo, algumas pessoas sentem dores nos dentes ao consumir alimentos muito frios ou quentes. Isso pode significar que elas têm dentes sensíveis. 

O que são dentes sensíveis? 

O dente é composto por algumas camadas. Indo da mais externa à mais interna você encontra: o esmalte, a dentina e a polpa. O esmalte é a camada branca e dura que reveste nossos dentes. A dentina é mais macia que o esmalte e é onde as terminações nervosas da polpa terminam.

Em alguns casos, a dentina pode ficar exposta ou mesmo o esmalte ficar muito fino, fazendo com que a pessoa sinta dores ao comer alimentos quentes ou frios. Afinal, os nervos de dentro do dente estão próximos à superfície e enviam sinais elétricos ao cérebro informando qualquer alteração drástica de temperatura, o que provoca a dor. 

A dentina pode ficar exposta por conta da retração da gengiva ou desgaste do esmalte. Essas duas situações podem acontecer por vários motivos, como a retração gengival é a escovação inadequada (ao aplicar muita força), o uso incorreto do fio dental ou mesmo doenças, como a gengivite e o bruxismo.

Já o desgaste do esmalte pode ser devido à erosão causada por bebidas ácidas, como refrigerantes ou bebidas alcoólicas, escovação excessiva, fraturas no dente, bruxismo ou creme dental muito abrasivo. 

É importante ressaltar que a dor da sensibilidade é diferente de uma dor de dente comum. A dor é aguda e passageira, e só aparece quando tomamos água gelada, por exemplo, mas depois que o dente para de ter contato com a água a dor passa.

Como evitar a sensibilidade nos dentes? 

Escove os dentes de maneira adequada

Ao escovar os dentes, evite aplicar muita força à escova, pois não é isso que faz com que eles fiquem limpos, mas sim o movimento das cerdas. Sendo assim, prefira movimentos curtos e suaves. Caso contrário, você poderá empurrar a gengiva, causando a sua retração, além de desgastar os dentes. É importante ressaltar que nem todas as escovas são iguais: existem escovas indicadas para diversas situações. Consulte sempre o dentista para lhe indicar a melhor escova para sua necessidade. 

Evite lascar os dentes

Quando lascamos os dentes, deixamos a dentina mais exposta, fazendo com que qualquer variação de temperatura cause dor. Evite abrir embalagens e garrafas com os dentes. Isso pode fazer com que ele lasque e fique mais sensível. 

Dê a devida atenção ao bruxismo

O bruxismo é uma doença causada pelo estresse e ansiedade. Seu sintoma é o ranger e apertar dos dentes durante a noite enquanto dormimos. Isso faz com que o dente se desgaste e perca seu esmalte, deixando-o desprotegido.  

Sendo assim, quem tem bruxismo precisa utilizar um protetor bucal especial todas as noites para que, mesmo com o ranger dos dentes, eles não se desgastem. Se você tem bruxismo, vá ao dentista e peça um protetor.

Evite alimentos ácidos 

Alimentos ácidos como refrigerantes, vinagre e frutas cítricas podem, a médio e longo prazo, acelerar o processo de desmineralização dos dentes. Isso faz com que o esmalte fique mais fino e o dente mais sensível. Portanto, é preciso evitar ou diminuir o consumo desses tipos de alimentos. Se consumir alimentos ácidos, faça bochecho com água após o consumo.

A sensibilidade dos dentes tem diversas causas, mas com o cuidado adequado, mesmo para quem ainda não desenvolveu essa sensibilidade, é possível evitar esse estado. Portanto, siga as dicas e evite que seus dentes fiquem sensíveis.