Entenda o que é e como funciona o clareamento dental

O procedimento pode ajudar – e muito – na sua autoestima e qualidade de vida

O sorriso é uma das primeiras características que chamam a nossa atenção quando conhecemos alguém. E se a primeira impressão é a que fica, como diz a máxima, se apresentar com um sorriso bonito é fundamental. Dentes escurecidos ou amarelados comprometem a harmonia do seu sorriso, mas a boa notícia é que existe uma possibilidade de solução para esse problema: o clareamento dental.  

Na MetLife nós entendemos que estar bem com a aparência faz com que você se sinta mais feliz e saudável, por isso vamos explicar o que é o clareamento dental e como o tratamento pode ajudar a melhorar o seu sorriso e, é claro, elevar a sua autoestima.

É seguro fazer clareamento dental?

O tratamento de clareamento é relativamente simples e é feito em casa, através de placas de silicones preparadas de forma individualizada pelo dentista. Ao entregar as placas para clareamento ao paciente, o dentista entregará também o gel clareador e dará todas as orientações necessárias sobre utilização e retorno ao consultório.

Como todo procedimento estético, é indispensável que o clareamento seja orientado por um profissional. Por isso, o primeiro passo é procurar um dentista capacitado e especialista neste tipo de procedimento e pedir uma avaliação do seu caso. 

O procedimento é realizado com produtos que agem diretamente nos dentes, atuando na quebra de moléculas orgânicas que causam as manchas, como as derivadas dos alimentos. Antes do clareamento, muitos profissionais optam por fazer uma limpeza bucal profunda no paciente para a remoção de possíveis tártaros ou placas.

Quanto tempo dura em média o tratamento? 

São necessárias, em média, de 3 a 4 sessões para a conclusão do tratamento, com intervalos mínimos de 4 dias entre uma e outra. Somente em casos mais difíceis o tratamento pode durar 8 sessões, mas cabe ao seu dentista avaliar o que é mais indicado.

Quanto maior o tempo e o grau de escurecimento do dente, menor a probabilidade de sucesso no tratamento clareador. Dentes jovens e que não estão escurecidos há muito tempo são mais fáceis de clarear. Portanto, não demore para procurar um dentista.

O que fazer para manter os dentes brancos?

Após sucesso no tratamento de clareamento e, considerando que agora seus dentes estão branquinhos, pode rir à toa. Mas não vale deixar de lado os cuidados para que eles continuem assim por muito tempo.

Evite alimentos que contenham muita pigmentação como café, refrigerantes, vinho, açaí, molho shoyu e ketchup e tente substituir a comida industrializada por itens mais saudáveis e menos processados. Durante o tratamento é recomendável manter distância do cigarro e alimentos ácidos, como as frutas cítricas.

E não se esqueça de que prevenção é fundamental! Realizar limpezas profissionais com dentistas, pelo menos 2 vezes ao ano, é essencial para garantir a boa saúde dos dentes.

A MetLife desenvolve constantemente planos odontológicos que fazem sentido para cada um de nossos clientes. São produtos com diferentes coberturas para as principais especialidades que possibilitam manter a saúde de seu sorriso. Conheça agora alguns deles!