Por que o flúor é tão importante para a nossa saúde bucal?

Sua aplicação é simples e os benefícios inúmeros

Quem foi ao dentista com regularidade na infância deve guardar boas lembranças da "aplicação de flúor". Além de indolor, o processo é 100% adaptado às crianças, com pastinhas saborosas e aquela sensação de alívio de não ter que escutar "a maquininha do dentista" quando se vai à consulta.

Até por isso, nós relacionamos a importância do flúor ao fortalecimento dos dentes apenas com os primeiros anos de vida. Ou seja: as crianças acabam por ser o foco das aplicações.

Mas, a equipe de dentistas aqui na MetLife teve acesso a inúmeros estudos recentes que mostram que o flúor tópico - aquele presente em cremes dentais, enxaguantes bucais e tratamentos com flúor - ajuda na prevenção do aparecimento de cáries em pessoas de todas as idades.

Como e por que é feita a aplicação de flúor?

A cárie é uma doença que pode ser evitada com a correta higienização bucal, cuidado com a alimentação (evitando assim as bactérias causadoras) e, claro, aplicação do flúor.

Essas aplicações são feitas pelo dentista através de bochechos, verniz de flúor e, em alguns casos, moldes ajustáveis com gel. O processo é simples: o molde fica em contato com os dentes por um curto período de tempo e, ao finalizar o processo, o dentista indica por quanto tempo você precisará ficar sem ingerir líquidos e alimentos.

Como falamos no início do post, a aplicação de flúor é para todo mundo. Adolescentes, adultos com exposição de raízes dos dentes e idosos com problemas dentários podem se beneficiar desse processo.

Tem flúor onde você nem imagina

Você sabia que o contato com o flúor acontece mesmo antes de ir ao dentista? Isso porque o sistema de fornecimento de água, por exemplo, conta com a substância em seu processo de purificação e distribuição de água para a sua casa, uma excelente forma de manter a prevenção.

Mas será que tanto flúor não faz mal?

Se você tem contato com o flúor apenas na água ou naquele aplicado por seu dentista a chance de acontecer algum problema é bem pequena. Apenas em casos raros, nos quais a quantidade da substância sai dos padrões normais, é que há riscos para seus dentes, como a alteração da cor do esmalte ou o aparecimento de filetes esbranquiçados

Um detalhe importante: na gravidez não é necessário ingerir suplementos de flúor com o objetivo de fortalecer os futuros dentes do bebê, pois sabe-se que a principal ação preventiva é a tópica, ou seja, a que se dá pelo contato do flúor na boca com os dentes. Além disso, na gestante que ingere água fluoretada, o flúor passa para o bebê através da placenta. No caso da aplicação em seus próprios dentes, deve-se evitar a ingestão das pastas utilizadas, pois o excesso da substância pode gerar enfraquecimento das articulações.

Cuide de sua saúde bucal

Fazer um trabalho preventivo no cuidado de seus dentes e saúde bucal é fundamental para evitar outros problemas de saúde. Além do aumento de sua qualidade de vida, um belo sorriso abre portas e joga a sua autoconfiança lá para o alto. Pensando nisso, a MetLife oferece uma variedade incrível de Planos Odontológicos, para todas as idades e perfis. Venha conhecer o seu!