Os cuidados essenciais com seu aparelho dos dentes

Conheça nossas dicas para cuidar do seu aparelho e deixar o seu sorriso ainda mais bonito

A hora de comer costuma ser um dos melhores momentos do dia, não é verdade? Até mesmo quando a rotina está acelerada, a gente sempre dá um jeito de parar e recarregar as energias. Mas como fazer quando usamos aparelho nos dentes?

Aqui na MetLife nós entendemos que o segredo para uma rotina saudável está em perceber nosso corpo como algo completo. E a gente sabe que, às vezes, usar aparelho pede um pouco mais de atenção em alguns momentos do dia.

Por isso, para dar uma ajudinha a quem usa aparelho dental (móvel ou fixo) nós separamos alguns cuidados essenciais para cuidar bem do equipamento e aproveitar ainda mais o seu dia.

A escova de dentes certa 

Para garantir que a durabilidade do aparelho não será comprometida e que a limpeza será realizada da forma certa, é importante utilizar a escova de dentes correta: Com cabeça pequena e cerdas macias. 

Isso ajuda bastante no processo de limpeza dos dentes, que, principalmente, em caso de aparelho fixo, demanda uma escovação mais cautelosa para limpar de verdade e evitar quebras.

É fundamental a utilização do fio dental. Em caso de aparelho fixo, pode ser utilizado o passador de fio, que é semelhante agulha de plástico curva onde é inserido o fio dental e facilita o acesso do fio dental entre os dentes.

Apostar na escova interdental, modelo desenvolvido para limpar o espaço entre os dentes e o fio do aparelho, também é uma boa ideia. E claro, não tenha pressa para realizar esse processo da melhor possível e conte sempre com a orientação do seu ortodontista. 

Pensar em que alimentos comer

Optar por alimentos macios, pastosos ou líquidos, é uma boa ideia para não forçar demais o aparelho. Já, quando for ingerir alimentos sólidos, o ideal é cortá-los bem, isso ajuda a diminuir a força para mastigar e força menos o aparelho.

Aproveite e fuja dos alimentos duros ou crocantes para evitar força desnecessária ao mastigar e tente evitar alimentos grudentos e pegajosos. Eles podem colar na estrutura do aparelho e gerar problemas para a manutenção e limpeza.

Preste atenção aos seus hábitos 

Hábitos como roer unha ou morder lápis e canetas, também são grandes inimigos do seu aparelho dental. Essas ações, quase sempre realizadas de forma inconsciente, podem danificar os brackets e o fio do aparelho.

Aparelhos móveis: o segredo é guardar direitinho 

Para os aparelhos móveis, é importante a limpeza constante, pois os alimentos e saliva podem impregnar na parte acrílica formando tártaro. 

É importante escovar todos os dias. Podem também ser utilizadas soluções apropriadas para este fim. 

É importante guardar sempre no estojo original, que deve também ser lavado. Após lavar o aparelho e o estojo é fundamental secá-los antes de guardar.

E quem gosta de praticar esportes? Como faz? 

O uso do aparelho fixo não inviabiliza a prática esportiva. No entanto vale a pena utilizar um protetor bucal para proteger os lábios em caso de batida acidental. E claro, um pouco mais de cuidado com a região da boca é sempre uma boa ideia.

Adotando esses cuidados, a vida com aparelho dental vai ser ainda mais prazerosa. A MetLife, por meio de seus planos odontológicos, disponibiliza toda a atenção necessária para cuidar dos seus dentes, antes, durante e depois do uso de aparelhos.