Quando a gente aqui na MetLife diz que o mundo está em constante transformação, não é à toa. Veja o caso das profissões, por exemplo. Além de muitas delas terem sido inventadas há pouco mais de 20 anos, mesmo as tradicionais sofreram uma série de evoluções.

Você já parou para pensar que, hoje, salário, possibilidade de crescimento e o cargo não são as únicas coisas a se avaliar ao receber uma proposta de emprego? Se você tiver a mente aberta, verá que a folha de pagamento é só o começo. Por isso, preparamos aqui uma lista de benefícios que podem fazer a diferença quando o assunto é empregabilidade.

E se a empresa participasse com você em um plano de previdência privada?

Algumas empresas oferecem um plano de aposentadoria como parte de seu pacote de contratação. Ao aderir, você poderá contribuir mensalmente para o plano com certa porcentagem de seu salário, podendo inclusive ter benefícios fiscais, caso escolha a modalidade PGBL. Seu novo empregador pode até igualar a sua contribuição com a dele.

Vamos dizer que você contribuirá com R$ 10 mil do seu salário no ano que vem e sua companhia iguala a sua contribuição. Isso significa que sua empresa também contribuirá com os outros R$ 10 mil para sua aposentadoria.

O benefício fiscal das suas contribuições, caso exista, é uma economia financeira e as contribuições da sua empresa pode até duplicar o seu fundo de aposentadoria.

Que tal coberturas parciais ou integrais em diversos tipos de seguro?  

Hoje em dia é muito comum as empresas oferecerem para seus funcionários Seguros/Planos de saúde e planos odontológicos. A dica nesta situação é prestar atenção nos seguros oferecidos, descobrir quanto você gastará do seu bolso por mês por conta dos prêmios, coparticipações e deduções e avaliar a economia gerada.

Fique de olho nos benefícios voluntários que podem ser bem vantajosos

Empresas mais antenadas com novas políticas de contratação e retenção de talentos, costumam inovar nos benefícios. Pode acontecer, por exemplo, de você receber propostas de benefícios voluntários (optativos) que você pode escolher para maior cobertura e proteção financeira, incluindo seguro de vida, de invalidez ou de acidente.

A grande vantagem aqui é que estas opções pagas pelos funcionários são normalmente oferecidas com taxas mais atrativas por se tratarem de seguros em  grupos e podem ajudar você a criar uma rede de proteção financeira.

Já imaginou que maravilha seria se a sua empresa desse um suporte na criação dos pequenos?

Acredite, algumas empresas, já imaginaram isso e oferecem diferentes políticas, cultura e benefícios neste sentido. Para quem já tem ou está pensando em formar uma família este é sem dúvida um diferencial e tanto.

Os benefícios podem incluir creches no local de trabalho, espaço de amamentação e descanso, programação de visitas dos pequenos à empresa, auxílio educação entre outras. Nos escritórios da MetLife em São Paulo, por exemplo, temos um lactário, onde as mães que retornaram recentemente de licença maternidade podem coletar e armazenar o leite para amamentação.

E que tal férias com o seu perfil?

Na hora de planejar e conceder os descansos remunerados, as famosas férias, as empresas praticam diferentes abordagens. Atualmente, muitas até criam pacotes de descansos de maior duração e até semestres e anos sabáticos para seus executivos mais graduados.

Flexibilizar este momento tão importante é, antes de tudo, valorizar o bem-estar de quem é tão produtivo e importante para a organização. Quando uma política de férias se destaca do praticado no mercado é um sinal de que aquela empresa valoriza o seu bem-estar. Assim, você poderá planejar um descanso para se renovar, melhorando então seu desempenho no trabalho.

Pequenas ajudas que formam grande economia são grandes diferenciais

Além do auxílio transporte, básico na maioria dos pacotes de contratação, outras pequenas ajudas financeiras podem fazer uma enorme diferença em seu orçamento no final do mês.

Ter uma cafeteria bem sortida e disponível durante todo o expediente, oferecendo café, chás ou lanches no escritório, por exemplo, ajuda não só na integração das equipes como faz você economizar uma bela grana no final do ano. Este valor pode virar uma poupança para algum projeto de longo prazo!

Saúde e bem-estar deveriam ser prioridades para qualquer empresa na qual você decida trabalhar. Se um belo desconto na mensalidade da academia ou até mesmo a existência de um espaço para isso na empresa estão no pacote, valorize! Você vai economizar e ter uma vida mais saudável ao mesmo tempo!

Colocando tudo na ponta do lápis

Quando você decidir se deve ou não aceitar uma proposta de trabalho, revise seus benefícios detalhadamente – pode fazer com que a proposta se torne mais competitiva. Estas vantagens e benefícios mostram o quanto a empresa se importa com o seu bem-estar, um fator que pode ser tão importante quanto o cargo e/ou salário em si.

E, se tiver mais alguma dúvida, entre em contato. A equipe do blog ficará feliz em solucionar!