5 maneiras inteligentes de utilizar a restituição do IRPF

Que tal se planejar desde o início e usar sua restituição a seu favor?

Uma coisa é fato: quanto mais cedo você entregar a sua declaração, mais cedo receberá a sua restituição, já que as restituições são priorizadas através da ordem de entrega da declaração (salvo exceções, como idosos, portadores de necessidades especiais ou de doenças graves).

E uma dúvida com a qual nos deparamos todos os anos é: recebida a restituição, o que fazer com o dinheiro? Uma entrada no caixa é sempre bem-vinda, mas a base da boa educação financeira é saber como direcionar valores e como desfazer as causas de endividamento e “corda no pescoço”.

Nós da MetLife estamos focados em apoiar o seu planejamento financeiro. Por isso, separamos 5 dicas para você usar a sua restituição de forma inteligente. Confira a lista abaixo!

Pagar dívidas

Se você tem dívidas, a restituição do IRPF pode ser um importante recurso para te ajudar. Comece por um levantamento do valor total que você deve, e comece as negociações. Diminuir as taxas, reduzir multas, negociar maior prazo para pagamento ou menor valor da parcela é possível, mas é preciso ir atrás dessas possibilidades.

Fazer um investimento 

Tesouro Direto, poupança, bolsa de valores... São vários os tipos de investimento que você pode fazer com a sua restituição de IRPF. A escolha vai depender, basicamente, do tempo de resgate que você estabelecer e do risco que deseja correr com o investimento. Poupança, por exemplo, pode ser resgatada a qualquer momento, porém o rendimento não é muito alto; O Tesouro Direto, por sua vez, tem um rendimento maior, mas o resgate nem sempre pode ser imediato.

Montar um fundo de emergência

Nem sempre estamos preparados para lidar com situações inesperadas – como uma despesa médica, um reparo necessário no carro ou em casa - e, na maioria das vezes, é necessário contar com um fundo emergencial para custear despesas. Se você não começou a manter um fundo de emergência, a restituição pode ser um bom começo!

Abrir uma Previdência Privada

A Previdência Privada tem atraído cada vez mais pessoas. Isso porque ela é uma grande aliada ao possibilitar um futuro mais tranquilo para você e sua família. Os planos e valores podem ser personalizados de acordo com o seu perfil fiscal, sendo, inclusive, abatida da declaração de IRPF. Na MetLife você encontra soluções em previdência privada para todos os perfis. 

Invista em você!

Muitas vezes, o melhor investimento que podemos fazer é em nós mesmos. E a melhor opção varia sempre de pessoa para pessoa. Que tal se aperfeiçoar profissionalmente através de um curso? Ou então encontrar um hobby como aprender a tocar um instrumento musical, ou um esporte que goste muito. Também vale planejar uma viagem de férias, repaginar a sua casa, e até cuidar do seu sorriso. Aqui na MetLife, temos planos que atendem as necessidades de cada cliente. Enfim, as possibilidades são inúmeras e vão trazer mais felicidade e bem-estar para sua vida!