Como evitar cáries em crianças?

Para evitar que os pontinhos apareçam e levem à perda do dente é importante que algumas pequenas mudanças sejam feitas

A cárie pode se desenvolver desde cedo nas crianças devido principalmente à Alimentação e hábitos não eficazes de escovação.

Dados do Ministério da Saúde mostram que “mais de 53% das crianças já tiveram cárie”. No último relatório de saúde bucal, Projeto SB Brasil 2010 (Ministério da Saúde), “apenas 46,6% das crianças brasileiras aos cinco anos de idade se apresentaram livres de cárie na dentição decídua e 43,5% aos 12 anos, já na dentição permanente.”

A cárie de mamadeira atinge crianças logo na erupção (nascimento) dos dentes e vem do hábito de tomar a mamadeira para dormir.

Algumas pequenas mudanças ajudam na melhora da saúde da boca:

  • Hábitos de higiene – crie uma rotina de escovação após as refeições, principalmente antes de dormir. É importante para criança ter esse hábito desde pequena.

  • Evitar a mamadeira para fazer a criança pegar no sono – sucos e leite possuem açúcar e ficam em volta dos dentes. Como a salivação diminui durante a noite, a bebida fermenta na boca da criança. 

  • Visite um odontopediatra, este dentista é especializado em crianças, dependendo da idade da criança ensinará a correta higiene bucal, e orientará os pais sobre os cuidados com a saúde bucal da criança.

  • Insira na dieta alimentos fibrosos que colaboram com higienização oral.