Diabetes: Sorriso saudável demanda mais atenção

Conheça os cuidados para manter sua saúde bucal em dia mesmo com uma doença crônica

A rotina atual, seja em uma cidade de porte grande, pequeno ou médio, é algo que demanda muito da gente, não é mesmo? São diversos afazeres, família, trabalho, tudo acontecendo muito rápido e, às vezes, ao mesmo tempo. É tudo tão intenso que em alguns momentos até esquecemos de cuidar da gente.

Nós aqui da MetLife, dentro dessa dinâmica cheia de desafios, percebemos que algumas condições preexistentes (como é o caso do diabetes) pedem ainda mais cuidados, não só com o índice glicêmico, mas também com partes importantes do corpo como é o caso da saúde bucal.

Pensando em facilitar os cuidados com essa situação, nós compilamos algumas dicas para manter a saúde bucal em dia e o sorriso bonito. Afinal de contas, sorrir é um dos principais indicadores de uma vida plena, não é mesmo? 

Diabetes e as mudanças da boca

Já foi comprovado que o diabetes pode alterar a saúde oral por meio de sintomas que afetam principalmente as gengivas, causando - na fase inicial - gengivite e, caso o tratamento adequado não seja efetuado, evoluindo para uma periodontite, doença que acarreta perdas ósseas e dentária.

Ainda em conjunto com esse quadro mais agressivo, o diabetes também afeta a saúde bucal por meio de alterações no paladar e causando mau hálito crônico. Isso acontece, pois a doença diminui a capacidade do organismo de lutar contra as bactérias responsáveis por esses sintomas. 

É importante ressaltar ainda que em caso do surgimento de problemas na gengiva, assim como todas as infecções que acometem diabéticos, esse quadro pode ser um fator que eleva o nível de açúcar no sangue, de forma que uma situação se alimenta da outra, tornando o controle do diabetes algo ainda mais desafiador. 

Fique atento aos sinais

Nem só os diabéticos correm o risco de sofrer com essas doenças bucais, mas a dificuldade na cicatrização de ferimentos (por causa da doença) exige atenção redobrada com os sintomas.

Logo abaixo listamos alguns casos que pedem o acompanhamento de um dentista. Vale lembrar que quanto antes o profissional iniciar o tratamento, mais rápida deve ser a recuperação.

  • Sangramento gengival durante a escovação

  • Gengiva avermelhada, flácida ou sensível

  • Mau hálito persistente

  • Pus entre os dentes e a gengiva

  • Separação ou movimentação dos dentes

Cuidando do seu sorriso apesar da Diabetes

É importante que seu dentista saiba que você tem diabetes para que ele possa implementar algumas medidas especiais enquanto estiver realizando o cuidado com os seus dentes. Fora isso, é necessário realizar exames bucais periodicamente e manter o índice glicêmico sob controle.

Por fim, exceto em casos emergenciais, não se submeta a nenhum procedimento dentário se o índice de açúcar no sangue estiver fora de controle. Fique atento a essas considerações e tenha sempre saúde e sorriso perfeitos.