Conheça alguns dos problemas odontológicos mais comuns

Você sempre ouve o quão importante é manter uma boa higiene bucal, mas sabe exatamente o porquê?

Você sempre ouve o quão importante é manter uma boa higiene bucal - escovar os dentes três vezes ao dia e usar o fio dental – mas ainda não sabe exatamente o porquê? Listamos alguns dos problemas odontológicos mais comuns e que estão intimamente ligados ao modo como você cuida dos seus dentes!

Cárie

Todo mundo já ouviu falar sobre cárie. E provavelmente já teve pelo menos uma ao longo da vida. (Se você nunca teve, parabéns!) A cárie é provocada por bactérias que estão na boca. Quando elas se unem a restos de comidas, produzem um ácido resultando na placa bacteriana que provoca, literalmente, um buraco nos dentes além de dor. E se for deixada de lado, ela evolui para o tártaro: manchas amareladas e duras que aparecem entre os dentes.

Gengivite

Trata-se de uma inflamação na gengiva, provocando sensibilidade e até sangramentos. O tártaro, que mencionamos logo acima, é a forma mineralizada (dura) da placa bacteriana. Quando o tártaro começa a se posicionar perto da gengiva provoca essa inflamação. Quando não tratado, evolui para a Periodontite.

Periodontite

Ela acontece quando o tártaro não ataca somente as gengivas mas também os suportes dos dentes, como o osso e o ligamento periodontal. Nesse estágio, a inflamação das gengivas aumentam, formando uma “bolsa” que afasta a gengiva do dente. Quando não tratada, evolui para a endocardite, que é quando as bactérias caem na corrente sanguínea e alojam-se nas válvulas do coração.