Entenda os possíveis riscos causados pelo piercing bucal

Os piercings nos lábios, língua e na bochecha já se tornaram acessórios comuns. Porém, é preciso saber cuidar deles para evitar qualquer risco à saúde

Hoje em dia, em qualquer fase da vida é comum vermos pessoas mais abertas a testar coisas novas, como tatuagens, cor de cabelo, estilo de roupa e piercings. Porém, é preciso tomar cuidado com os piercings e tatuagens, pois eles podem oferecer risco à saúde, caso não sejam tratados com o devido cuidado.

Nós da MetLife nos preocupamos com a sua saúde. Por isso, resolvemos abordar esse assunto para explicar quais os riscos que os piercings podem provocar e quais cuidados devem ser tomados para que qualquer perigo seja evitado.

Quais riscos podem ser causados por piercing bucal?

O piercing bucal pode causar algumas complicações para a saúde, como: 

  • Dor e inchaço - esses são os sintomas mais comuns para quem começa a utilizar piercing, independente da região do corpo. Porém, quando localizado na língua, pode aumentar essa complicação a ponto de provocar inchaço exagerado do músculo e fechar a passagem de ar, dificultando a respiração.         
  •  Ferimento na gengiva - alguns piercings ficam em contato direto com a gengiva e, por isso, podem machucá-la, podendo causar retração gengival, que deixa os dentes mais vulneráveis a cáries e periodontite.         
  • Infecção - a boca é composta por milhões de bactérias. Então, ao furá-la para a colocação de um piercing, há o risco de infecção. Além disso, diariamente, comemos e colocamos objetos na boca, como ponta de caneta, unha, plásticos, entre outros ─ o que pode facilitar a infecção. 
  • Sangramento prolongado - o nosso corpo é composto por muitos vasos sanguíneos, que vazam muito sangue quando o furamos ou cortamos. Isso também pode acontecer quando furamos os lábios, a língua ou a bochecha para a colocação de piercings. Esse tipo de sangramento é difícil de ser controlado, fazendo com que a pessoa perca uma quantidade significativa de sangue.
  • Dentes danificados - quando a joia do piercing fica em contado com o dente pode acontecer de danificá-lo, até mesmo os que têm restaurações. 
  • Interferência na funcionalidade bucal - peças que ficam na língua ou nos lábios podem aumentar a produção de saliva, o que dificulta a pronúncia correta das palavras. Além disso, também, pode prejudicar a mastigação.
  • Endocardite - a endocardite é a inflamação das válvulas e tecidos cardíacos. O piercing pode provocar isso quando as bactérias da boca, entram pelo ferimento e caem na corrente sanguínea, podendo chegar ao coração.

Quais os cuidados que você precisa ter com um piercing bucal?

Não morda e nem fique girando o piercing 

Não é recomendado morder ou girar a jóia do piercing, pois isso pode machucar a pele ou a mucosa onde ele se encontra. Além disso, seus dentes podem sofrer traumas e até terem partes quebradas.

Mantenha a higiene 

Isso é um hábito importante que deve ser praticado. Por isso, faça bochechos com antisséptico bucal sempre que ingerir alimentos ou na hora que for escovar os dentes. Além disso, não mexa a peça sem lavar suas mãos.  

Procure o médico em casos graves 

Em caso de infecção, dor insuportável ou outro sintoma adverso, o recomendado é procurar imediatamente um médico ou dentista. Pois quanto mais esperar pior pode ser para você se recuperar do problema. 

Então, não deixe de cuidar bem da higiene bucal, além tratar com rapidez possíveis inflamações ou infecções para que nada de grave ocorra. E, claro, um detalhe muito importante: ao decidir fazer o seu piercing, certifique-se de que o local tem boa reputação e mantém as condições corretas de limpeza e assepsia. Dica: faça uma visita antes ao estúdio! 

Assim, você pode aproveitar o novo piercing sem preocupações.