5 alimentos fundamentais para a sua saúde bucal

Alguns alimentos podem ajudar a combater o mau hálito e promover a saúde bucal

Já reparou como a vida anda cada vez mais corrida? É trabalho, faculdade, academia, encontro com os amigos ao final do dia, isso só para falar do básico. Com tantos compromissos e atividades, às vezes não dedicamos atenção suficiente à nossa própria saúde, principalmente a bucal. Contudo, o bem estar, a saúde do seu sorriso e prevenção ao mau hálito começam bem antes, com os alimentos que você come.

Nós da MetLife sabemos que escolhas e qualidade de vida andam lado a lado. Aliás, tão ao seu lado como sempre estamos. Por isso, consultamos o Dr. Danilo Maurici, nosso responsável técnico na empresa, em busca de dicas básicas para que, com a saúde bucal em dia, você seja uma pessoa mais segura, feliz e sem barreiras para curtir a vida.

1. Comece comendo certo

O básico, no fundo, o senso comum já contou para nós: alimentos como cebola e alho não colaboram para que você tenha um hálito refrescante. Contudo, a dica aqui são os alimentos que nos ajudam. São eles: maçã, cenoura, pepino, gengibre, iogurte natural sem açúcar, suco de limão, hortelã e água. É claro que você não vai comer tudo de uma vez mas, combinando estes ingredientes em sua dieta normal, você terá ótimos resultados.

2. Nunca esqueça de escovar a língua

Mesmo que você se alimente corretamente, um deslize pode ser comum: se esquecer de escovar a língua. A higiene bucal é importante em sua totalidade, a escovação dos dentes, o fio dental e a limpeza dos resíduos depositados na língua. Fique atento a isso!

3. Alimentação incorreta pode enfraquecer os seus dentes

Quando se trata de saúde dos dentes, Vitamina C e Cálcio são os dois "ingredientes" que você deve ficar de olho na hora de montar a sua dieta. A falta de Vitamina C, encontrada principalmente nas frutas cítricas, pode ocasionar, em combinação com outros fatores, o sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, podendo levar à mobilidade dos dentes. Já o Cálcio, encontrado no leite e seus derivados e nas hortaliças de folhas verdes escuras (couve, por exemplo), colabora para que seus dentes cresçam fortes e saudáveis.

4. Alimentos para quem passa muito tempo fora de casa

Como falamos no início do post, a vida é corrida. Uma boa dica para manter a boca em dia, é investir em alimentos que, eles mesmos, já auxiliam na higiene bucal. Isso acontece em função da composição destes alimentos que podem deixar menos resíduos nos dentes e língua após a refeição, ou ainda ajudam a combater bactérias devido à sua acidez. São eles: maçã, cenoura, coco, amêndoas, castanhas, pera, kiwi, melancia, acelga e pepino entre outros. Vale o lembrete: isso não quer dizer que ao consumir esses alimentos você não precisa escovar os dentes. Pelo contrário, assim que possível não deixe de fazê-lo.

5. Conheça os vilões de sua dieta

Em paralelo, existem aqueles alimentos que não ajudam na manutenção da saúde bucal. Alguns exemplos:

  • Frutas secas: ricas em açúcar e pegajosas;

  • Bebidas açucaradas, balas duras: ficam muito tempo na boca;

  • Bebidas alcoólicas: o álcool desidrata os tecidos da boca;

  • Alimentos ácidos: que podem causar a erosão ácida;

  • Alimentos ricos em amido e café: podem alterar a coloração dos dentes.

O cuidado com a alimentação vai além da saúde bucal, é claro. Alimentar-se de forma equilibrada, investir em exercícios físicos e fugir de aborrecimentos desnecessários são medidas muitas vezes simples que podemos assumir em nossa rotina para que a vida seja mais leve e feliz.

Vale lembrar que o mau hálito pode ter diversas causas, dentre elas problemas estomacais. A melhor coisa a se fazer ao identificar este tipo de situação é agendar uma consulta com o seu dentista, que fará o tratamento ou encaminhará você para o profissional correto.

Nestes e em outros momentos, nossa experiência e atenção estão sempre presentes. Seja em dicas como essas aqui no blog ou na criação e suporte de diversas opções de cobertura para a sua saúde dental. Confira agora os planos disponíveis e traga mais tranquilidade para a sua vida!